Sandro Fernandes: o desafio de continuar na vanguarda

Ele administra um dos mais belos pontos turísticos do mundo, reconhecido como um dos cartões-postais do Brasil. Passeio imperdível de quem visita à cidade. Sandro Fernandes é CEO do Bondinho do Pão de Açúcar.

Paulista, radicado no Rio há sete anos, desde julho de 2018 lidera a companhia. “Meu desafio diário administrando uma atração de 106 anos e que já recebeu 47 milhões de visitantes, é continuar na vanguarda. A história mostra que o Bondinho sempre esteve à frente de seu tempo. Em 1972, quando o tema meio ambiente ainda não tinha a relevância de hoje, todo o sistema do teleférico foi trocado, passando a usar energia limpa e renovável.

Somos o primeiro empreendimento turístico do Brasil com o selo verde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), membro do Global Ecolabelling Network (GEN), uma entidade internacional de certificação”, conta.
O mais antigo teleférico em operação no mundo e o único que não fecha durante todo o ano, o Bondinho, localizado no complexo de morros na Urca, Zona Sul do Rio, recebe cerca de 4 mil visitantes por dia. Pesquisa realizada em janeiro de 2019, revela que em torno de 77% de brasileiros e 23% de estrangeiros. “Estou muito otimista que vamos aumentar o número de estrangeiros com o fim da obrigatoriedade do visto para turistas de países como os Estados Unidos, nosso terceiro maior público”.

Sandro criou novas áreas na companhia, uma para ficar mais próximo do trade turístico e outra digital, para capacitar e melhorar sua equipe com as ferramentas tecnológicas. O objetivo maior do CEO é emocionar e proporcionar uma visita inesquecível ao turista. Acaba de criar com parceiros, o passeio 3 em 1 em que o turista terá oportunidade de andar de barco, de helicóptero e de Bondinho.

Há o Tour Ecológico, onde é possível conhecer melhor a fauna e a flora da Mata Atlântica dos morros onde está instalado o teleférico. “Temos 98 hectares de Mata Atlântica prontos para encantar”, fala. Curiosos em saber como funciona a operação técnica do Bondinho, que não para nunca, podem fazer o Tour Bastidores.

No Tour Histórico, histórias e lendas envolvendo o Bondinho centenário, são contadas aos turistas. Entusiasmado, também fala de um de seus projetos futuros. “Quero transformar o Bondinho num empreendimento “plastic free”, abolir todo e qualquer uso de plástico. Alguns parques no mundo já são. Não é fácil, mas está entre as minhas diretrizes”.

Mais informações: www.bondinho.com.br